top of page

Cultivo da gratidão

Atualizado: 20 de jan.



Cultivar a gratidão. Foto: internet, 17/01/2025.
Cultivar a gratidão. Foto: internet, 17/01/2025.

Causas para ausência de gratidão

A gratidão, embora seja um sentimento que pode ser comum a todos os seres humanos, algumas pessoas têm dificuldade em senti-lo. Numa certa medida, este sentimento é inibido e fica ausente por vários fatores. É importante lembrar que essas razões não significam incapacidade total de sentir gratidão:

 

1- As psicológicas, como: o humor deprimido, que pode dificultar o reconhecimento de coisas positivas; as preocupações excessivas, que impedem apreciação; as experiências traumáticas, que causam o Transtorno de estresse pós-traumático; e, o foco excessivo em si mesmo, denominado narcisismo, que pode criar impedimentos para reconhecer a ajuda alheia.


2-As emocionais, como: sentimentos de raiva ou rancor guardados como ressentimento; a insegurança, que causa desconfiança em relação às intenções alheias; o ciúme, que cria o sentimento de rivalidade; e, o orgulho excessivo, arrogância que dificulta que seja reconhecida uma ajuda.


3-As ambientais, como: convivência em relacionamentos tóxicos, abusivos ou negativos; existência de conflitos familiares tensos ou disfuncionais; traumas ou experiências adversas na infância; e, enfrentamento de dificuldades financeiras ou sociais, situações de pobreza ou desigualdade.

 

4-As comportamentais, como: excesso de foco em necessidades não atendidas; expectativas irreais sobre coisas da vida; falta de reconhecer seu valor próprio; desenvolver comportamento manipulador; e, ter dificuldade em expressar as emoções.


5-As neurológicas, como: o transtorno bipolar, a esquizofrenia; o transtorno obsessivo-compulsivo; e, as doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson).

 

6-Outros fatores, como: a dificuldade para dormir ou estresse crônico; o uso de substâncias químicas (drogas); doenças crônicas; e, a solidão ou o isolamento.

 

Consequências da falta de gratidão

Seus relacionamentos são prejudicados ou danificados, criam-se dificuldades para estabelecer conexões sociais e ocorre prejuízo para sua saúde mental. Baixa autoestima é desenvolvida e nota-se um sentimento de vazio ou insatisfação na pessoa.

 

Para superar a ausência de gratidão

Busque profissionais de saúde mental que possam ajudar a superar barreiras emocionais; pratique uma técnica de meditação focando a atenção no momento presente; desenvolva habilidades de comunicação; registre suas experiências positivas em um diário ou estabeleça rituais para isso; e, estabeleça conexões sociais positivas.

 

Gratidão faz bem à saúde

Pessoas gratas tendem a ser mais saudáveis e a sentir menos dor, cultivar a gratidão pode te fazer mais feliz, opera por meio de uma série de mecanismos diferentes para trazer benefícios potenciais para a saúde e o bem-estar. Reconhecer o que há de bom na vida e perceber que sua origem muitas vezes está fora de nós mesmos, seja nas outras pessoas, na natureza, ou em uma força maior, dependendo de suas crenças individuais, é uma prática poderosa que pode transformar nossas vidas. A prática da gratidão tem mostrado reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade.  Esse relaxamento apoia a saúde mental e física ao favorecer funções corporais como a digestão, resposta imune e sono. Pesquisas tem corroborado a ligação entre gratidão e uma melhor qualidade subjetiva do sono, maior duração, menor latência e menor disfunção diurna. Diminuindo a pressão sanguínea, melhora a variabilidade da frequência cardíaca, indicando um sistema nervoso autônomo equilibrado, associado uma melhor gestão do estresse e regulação emocional. Observando mais as coisas positivas e as apreciando, em vez de se concentrar nas preocupações do dia a dia - pode interferir positivamente no nosso sono. Há comprovação de resultados no alívio da dor e na melhora do sistema imune, porque nos faz ver as coisas de uma perspectiva mais ampla e não a partir de uma visão estreita das coisas, reduzindo nossos níveis de estresse. Regular nossa resposta ao estresse também tem um impacto positivo em nosso corpo - um deles sendo a redução da inflamação, que é um marcador importante para o risco de desenvolvimento de uma série de doenças crônicas. Por último, a gratidão pode alterar nossa tendência a fazer coisas saudáveis.


Gratidão.


Leia mais:

Gratidão - palavra, sentimento, significado, tipos. Inata ou adquirida? - no site www.amazoniainfo.com.br, em 8/1/2025.


 
 
 

Comentários


bottom of page